São Gonçalo
Cerca de 3 mil pessoas se reuniram, dia 12 junho, dia dos namorados, em São Gonçalo para apoiar a liberdade e a diversidade.
O evento contou com presenças ilustres da região, como o vereador José Augusto(PMDB), autor do projeto de lei contra a discriminação por orientação sexual no município e os vereadores Miguel Moraes (PT) e Augusto Senna (PFL), que também apóiam o projeto, apresentado à Câmara de Vereadores no dia 7 de junho deste ano.
O jornalista Washington Castilhos é organizador e produtor do evento. Para ele, a Parada simboliza um ano de vitórias: “a primeira Parada foi no ano passado. Esse ano, dobramos o público. Isso simboliza a maturidade e a legitimidade do movimento GLBT, que recebeu 3 mil pessoas, de diferentes identidades sexuais, em um município de mais de 1 milhão de habitantes. O movimento está consolidado na cidade. Agora, é dar continuidade.”
A primeira Parada da região, em 2004, rendeu bons frutos ao movimento GLBT. Além do projeto de Lei contra a discriminação por orientação sexual na cidade, um outro exemplo de conquista é a criação do Grupo Liberdade São Gonçalo (GLS), lançado no dia da segunda Parada, que tem como meta promover atividades na cidade, como o trabalho de conscientização sobre a diversidade sexual.
Fora da cidade, a Parada também foi extrema importância. O presidente do Grupo Arco-Íris, Cláudio Nascimento, enfatiza que “a criação do consórcio foi fundamental para fortalecer a ação do movimento GLBT em todo o Estado”.
A Parada de São Gonçalo antecedeu a 10° Parada do Orgulho GLBT-Rio, que acontecerá dia 26 de junho, em Copacabana. Um aquecimento e tanto para quem quer curtir a segunda maior Parada do Brasil, na cidade que tem o nome de maravilhosa.
Próximos eventos
No dia 17 de junho (sexta-feira), o centro da cidade vai ferver com a festa “Tem Mulher na Parada!”, às 21 horas, no Bistrô Santa Rita. O Bistrô fica na Rua Visconde de Inhaúma 115, Centro. Informações pelo telefone 2263-4625.
No sábado, dia 18 de junho, acontece a II Parada do Orgulho GLBT da Baixada Fluminense, com concentração às 10 horas na Rua Dom Walmor, no Centro de Nova Iguaçu.
Niterói inaugura sua I Parada do Orgulho GLBT dia 19 de junho (domingo). A concentração será na Praia de Icaraí, em frente à Reitoria da UFF. O evento, organizado pelo Grupo Diversidade Niterói, será encerrado com um grande show de LanLan e os Elaines.
No dia 22 de junho (quarta-feira), no Museu da República, haverá um ato solene pelo Dia Mundial do Orgulho GLBT às 16 horas no salão Nobre do Museu, no Catete. O evento contará com as ilustres presenças de Gilberto Gil - Ministro da Cultura, Ricardo Vieira Alves – Diretor do Museu da Republica; Deputado Estadual Carlos Minc; Deputado Federal Fernando Gabeira; Nilcea Freire – Secretaria Especial da Mulher da Presidência da Republica, Ricardo Macieira – Secretario Municipal das Culturas do Rio; Marcelo Garcia - Secretario Municipal de Desenvolvimento Social do Rio; Cláudio Nascimento – Presidente do Grupo Arco-Íris e Coordenador Geral da Parada do Orgulho GLBT-Rio.